Powered By Blogger

Apresentação

Olá gente feliz ou mais ou menos, aqui na minha Taberna postaremos um pouco de tudo, notícias em geral, postagens interessantes diversas da internet, vídeos, músicas,e tudo mais que acharmos interessante ai pelo nosso mundinho cibernético de cada dia, Enjoy!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mito ou Religião?

Mito?

"Um mito (do grego antigo μυθος, translit. "mithós") é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura" - WIKIPEDIA

"O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las. É tido como verdade por causa da pessoa que a relata, um poeta escolhido pelos deuses, que lhe dirige a partir de visões sobre o passado que permite que a origem das coisas seja desvendada." - BRASIL ESCOLA

Coloquei a descrição dos 2 dos 3 primeiro sites que apareceram ao pesquisar no google! 

Religião?

"A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religionem (religio no nominativo), mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religionem com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao surgimento do cristianismo, religionem referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão." - WIKIPEDIA 

"RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico." - XR.PRO

Mais uma vez, 2 dos 3 primeiros sites no google!

Na verdade eu coloquei essas descrições por pura encheção de linguiça, o que realmente importa é o que eu "aprendi" na escola:
 Estava eu lá, feliz da vida para mais uma aula de filosofia a dois anos atrás, o professor começa explicar o que é mito "bla, bla, bla, bla, bla bla, é uma, bla, bla, bla uma história fantástica"
Quando ele falou que mito é uma história fantástica concerteza me chamou atenção. Comecei a discutir com ele sobre exatamente isso:

       Qual é a diferença entre religião...












        e mito?


Lembro que o resto da aula foi feita baseada nesta discussão e ele não cedeu. Disse várias e várias vezes que é irracional acreditar que existiam gigantes, semi-deuses, hydras, que um homem podia ir ao submundo salvar sua mulher e coisas do tipo. Se um homem pode abrir o mar com ajuda de deus, por que diabos um josé da vida não pode descer ao submundo para salvar a alma de sua amada? Por que a bíblia é mais importante que os livros de mitologia? Só por que os cristãos ganharam mais guerras? Só porque eles colonizaram meio mundo, e deram chicotadas para que aprendêssemos a acreditar que jesus deu a outra face para a violência?
Muitos vão me achar satanísta, anti cristo, ateu e o escambau a quatro, mas declaro que tenho muita fé no que eu acredito ser verdade, e podem ter certeza que não vai ser um português com um chicote na mão que vai ditar aquilo que devo acreditar ou não!

As religiões passadas hoje chamadas de mito ainda exercem muita influência sobre o nosso cotidiano, vamos ao cinema assistir filmes baseados em antigas religiões, nomes de dia de semana em algumas línguas compostos a partir de nomes de antigos deuses, dançamos danças que eram usadas para cultuar deusas, temos as olimpíadas que eram usadas para homenagear os deuses, e mais um monte de costumes, nomes, e influências diretas do que hoje é chamado de mito.
Comemoramos datas pagãs!!!!

NATAL, PÁSCOA, CARNAVAL!!!!!!!



  TUESDAY = Tyr's Day
  THURSDAY = Thor's Day



                            
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0p0GlHU3R6hejJy53Toh2PyOBHZZhGq9igjwkBuny5QHu-fwOqPbY-cJzq92Bq3QRyNpsBtR89gUMF9SZWfPdtOnZbASoJEPFthDfuTL7l5aZ9G7mVvHXJMYdpljnQiurcE4vaYR1P8zG/s1600/eostre1.jpg
    

Em inglês não se fala feliz páscoa e sim Happy Easter! Sabe quem é Easter?? A deusa da fertilidade da mitologia germânica e anglo-saxã! Estão vendo o coelho e o ovo que ela esta segurando? Então, há muitas ligações entre paganismo e cristianismo muitas vezes laços criados, pelas pessoas de povos antigos assimilando "os novos costumes" ou até mesmo ferramenta para a igreja facilitar seu processo de assimilação.

Cliquem aqui que verão um site bem interessante falando desta deusa para mais informações!            


        
                                                               NATAL
http://oblogdobolinha.files.wordpress.com/2009/12/natal-humor-3.jpg
                                                                                                                                                           


            CARNAVAL                                                         PÁSCOA
 
                     
Concluindo

Parem de usar a palavra mito, parem de se referir às religiões passadas como histórias de criança pois você acredita em coisas tão ou mais fantásticas quanto os "mitos". Thor foi um deus tão cultuado quanto o Santo Expedito!! Zeus era tão pai quanto Deus, e Jesus era tão filho quanto Hércules!





  
X






 Não irei colocar minhas fontes pois foram muitas, diversos livros que li a minha vida inteira, sites, pesquisas escolares, professores, etc, etc, etc..
Enfim se acha que eu falei merda faça o que meu amigo heavymattos sempre diz: "segure CTRL e aperte W, resumindo CTRL+W, obrigado pela compreensão."

Beijo pra minha mãe, pro meu cachorro, pra minha namorada e para todos que estão me vendo agora!

olimpíadas na Grécia Antiga - esportes









by: Hyosuke

Seja o primeiro a comentar

Localização de nossos leitores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO