Powered By Blogger

Apresentação

Olá gente feliz ou mais ou menos, aqui na minha Taberna postaremos um pouco de tudo, notícias em geral, postagens interessantes diversas da internet, vídeos, músicas,e tudo mais que acharmos interessante ai pelo nosso mundinho cibernético de cada dia, Enjoy!

sábado, 15 de maio de 2010

Dica de Filmes: Ensaio Sobre a Cegueira

Mais uma dica cinematográfica de ótima qualidade para vocês, apesar de concordar que esqueci de postar essa dica de filme aqui faz um bom tempo, mas enfim, vamos lá.
Mais abaixo estará a sinopse e trailer deste filme, por enquanto escreverei minha opinião e análise filosófica que pode ajudar as pessoas que assistiram o filme e que não entenderam lhufas, terem um melhor esclarecimento.

Não se preocupem não escreverei spoilers aqui, bom muitos que assistiram o filme devem ter se perguntado, era uma doença? de onde ela veio? como foi "curada"? Tudo se trata de uma analogia de como é nosso mundo, geralmente muitas pessoas acreditam na bondade e fraternidade humana, principalmente em tempos de dificuldade extrema, o filme relata o oposto dessa ideologia, nosso mundo é corrompido  e as pessoas são más simplesmente por natureza, como vemos se olharmos sem olhos ideológicos para a sociedade agora.

 Vendo por esse lado as pessoas sendo más, corruptas e perversas, não mudariam sua índole mesmo em situações de extrema necessidade, como é demonstrada no filme, mas o porque da cegueira? A cegueira na minha opinião filosófica, seria uma epidemia do espírito humano, as pessoas ficaram cegas não porque perderam a visão, mas sim, porque começaram a enxergar para o que sempre olharam, si mesmas, e o vazio que eram por dentro, por isso da cegueira branca, pois elas estavam vendo, afinal a cegueira normal é caracterizada pela escuridão.

Porem há uma que não fica cega, a personagem principal, e no decorrer do filme se compreende que há mais como ela, mas pouquíssimos espalhados, o ínfimo numero de pessoas que ainda se importavam com os outros, isso explicaria muito bem o final que sempre quando abordo alguém sobre o assunto não consegue entender, apesar das críticas um pouco severas e quadradas da mídia achei um ótimo filme.

Sem duvida é um ótimo filme dirigido por um ótimo diretor de nossa terra o Fernando Meirelles, recomendo seu trabalho, o filme foi filmado nas ruas de São Paulo também, fato interessante, recomendo lerem o livro também do portuga José Saramago, que foi por onde tudo começou, quem diria que a literatura portuguesa ainda brilharia tanto um dia como a poucos séculos atrás, bom abaixo está a sinopse e o trailer, assistam é bom.



Sinopse:

Numa cidade grande, o trânsito é subitamente atrapalhado quando um motorista de origem japonesa, Yusuke, não consegue dirigir e diz ter ficado cego. Ele é ajudado a chegar em casa por um homem, que acaba por roubar seu carro. No dia seguinte ele e a mulher vão consultar um oftalmologista, que não descobre nada de errado com os olhos de Yusuke. Esse diz ainda que uma "luz branca" impede a sua visão. Pouco tempo depois, todas as pessoas que tiveram contato com Yusuke - sua esposa, o ladrão, o médico e os pacientes da sala de espera do consultório - também ficam cegas. O governo trata a doença como uma epidemia e imediatamente coloca de quarentena os doentes, em uma instalação vigiada o tempo todo por soldados armados. A mulher do oftalmologista é a única que não é afetada, mas finge estar com a doença para acompanhar o marido em seu confinamento.

 

by: Guilherme Heavymattos

Seja o primeiro a comentar

Localização de nossos leitores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO