Powered By Blogger

Apresentação

Olá gente feliz ou mais ou menos, aqui na minha Taberna postaremos um pouco de tudo, notícias em geral, postagens interessantes diversas da internet, vídeos, músicas,e tudo mais que acharmos interessante ai pelo nosso mundinho cibernético de cada dia, Enjoy!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Descobrindo o Mundo de D&D!

Boa tarde galera! À partir de hoje vou começar a contar sobre o D&D, postando cada semana um pouco mais à medida que vou aprendendo (: .

Vamos lá!

Inciando:
Como não é todo mundo que TEM que saber o que é um RPG, aí vai um trecho da wikipedia:
"O role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar."

Então é isso, RPGs são os jogos de interpretação de personagens, tá, mas e daí?
E daí que aí que entra a graça do jogo, você imaginar, agir e pensar como o personagem que você está "encarnando".

Ficha de Personagem:

Essa é a ficha de personagem do D&D, existem vários outros RPGs e cada um tem uma ficha diferente, mas todos seguem o mesmo esquema (Atributos, pericias, talentos, magias, etc). A ficha de D&D é a mais completa para jogos medievais.

Dados e Sorte:
No D&D, os jogadores utilizarão de dados para definir seu futuro, testes em geral serão rolados nos dados, como por exemplo um ataque, um blefe, um triplo twist carpado inverso, etc.
Os dados utilizados serão os de: 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados.

O Mestre:
No RPG, assim como em jogos de computador, existe alguém que controla o jogo, nos jogos eletrônicos, os programadores definem isso criando limites para seu personagem, já em jogos de RPG, o mestre é quem impõe os limites aos jogadores, controla os NPCs (do inglês Non-Player Character, ou Personagem não Jogável), diz o que vocês estão vendo, sentindo, ouvindo e tudo mais.

Regras:
Como qualquer jogo, o D&D também tem suas regras, e a punição para o não cumprimento das mesmas pode ser desde perda de experiência (mais comum), até o banimento do jogador da mesa (entenda-se mesa como o grupo de pessoas, ou então o local onde o jogo acontece).

Interpretação:

http://zonaneutra.files.wordpress.com/2008/09/dungeons_and_dragons3.jpg
Os RPGs são jogos de interpretação, e uma ótima interpretação com certeza renderá a você o maior tesouro de todos: experiência. Experiência são pontos dados após cada aventura do grupo (isso não é regra, cada mestre dá quando achar mais cabível, mas no final é mais organizado), e com esses pontos que você sobe de nível, aumentando seus poderes.

Os Cenários de Campanha ou "Mundo de jogo":
Existem diversos tipos de cenários, Forgotten Realms é o mais famoso, temos até um cenário brasileiro,  Tormenta.
De grosso modo, um cenário pode ser explicado como "o mundo onde seu personagem mora".

Concluindo:
A magia do D&D é que você é livre pra fazer o que bem entender (qualquer RPG te dá essa liberdade), dando um leque inimaginável de possibilidades ao jogo, e tornando eles muito mais emocionantes!

Bom galera, dei uma leve "salpicada" no assunto, com o passar do tempo vou sendo mais específico em algo, até porque comecei com o D&D fazem apenas duas semanas, e estou penando para aprender xD.

By: Caiow

Seja o primeiro a comentar

Localização de nossos leitores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO